Elimar Pinheiro do Nascimento

[email protected]

Holandeses se anteciparam. Um grupo de 170 acadêmicos, de diversas áreas do conhecimento, lançou um pequeno manifesto – ousado, fora do comum – de resposta à pandemia. Essencialmente o manifesto propõe: reduzir a produção de coisas ostentatórias, desnecessárias e poluentes, como petróleo, armas e publicidade; construir um modelo econômico baseado na redistribuição e,  portanto, restringir a desigualdade; adotar uma agricultura regenerativa, com empregos e salários justos, dando fim aos venenos em nossa alimentação e ao abandono do campo; reduzir o consumo e as viagens; e, finalmente, cancelar as dívidas dos pobres, pequenos empreendedores e países do Sul. Em resumo: cultivar a austeridade material e a abundância afetiva. Os holandeses propuseram o Decrescimento, movimento nascido na dobra do século passado com este, na França e Espanha.

Normalmente associamos o Decrescimento a uma resposta à crise ecológica. Sem dúvida esta relação existe, mas o centro das suas preocupações situa-se no combate à ideia do crescimento econômico contínuo, que constitui a ideologia dominante no mundo de hoje, tanto à esquerda quanto à direita do espectro ideológico. A crise é um estímulo. Assim, a crítica ao desenvolvimentismo e o combate à degradação ambiental (crise ecológica) se casam na noção de que é impossível um crescimento infinito em um mundo finito. Se quisermos utilizar uma proposição de Foucault (As palavras e as coisas, 2000), a noção de desenvolvimento, como sinônimo de crescimento econômico, constitui uma epistème, ou seja, um horizonte do conhecimento que limita a maneira como definimos os problemas e, sobretudo, como construímos as suas soluções. Tudo é pensado no quadro do crescimento econômico, e não temos capacidade para pensar um mundo sem crescimento ou, como diz Tim Jackson (Prosperity Without Growth, 2009; Prosperidade sem crescimento: vida boa em um planeta finito, 2013), um mundo com prosperidade, mas sem crescimento.

Desenvolvimento é uma noção moderna, ocidental e capitalista. A ideia de desenvolvimento está estreitamente relacionada ao processo do que Latouche chamou de Ocidentalização do Mundo (Vozes, 1994), que se desenvolve ao longo dos séculos XIX e XX. Ela se relaciona também ao processo de universalização do capitalismo, à produção de mercadorias e ao consumo de massa. Nasce sob o nome de progresso, com a segunda revolução industrial, as grandes invenções ocorridas na passagem do século XIX para o XX, e a segunda expansão europeia no final do século XIX. No Pós-Segunda Guerra Mundial, a noção de desenvolvimento substitui a de progresso, a partir do discurso do presidente norte-americano Harry Truman (discurso de posse do segundo mandato, em 20/01/1949), e com o plano Marshall, em que os Estados Unidos, para enfrentar a URSS, investem na recuperação dos países perdedores da Guerra (Alemanha e Japão), ou por ela destruídos, como Inglaterra e França, e no apoio econômico aos países do Sul.

A noção de desenvolvimento se desdobrou em inúmeras teorias diferenciadas, que atravessaram todo o século XX, desembocando na ideia recente do desenvolvimento sustentável, conforme resume Enriquez (Trajetórias do desenvolvimento, 2010). No entanto, por mais que tenham ocorrido tentativas, e foram muitas, de separar a ideia do desenvolvimento da de crescimento econômico, a primeira sempre tem embutido a segunda. Tentativas de relacionar desenvolvimento à qualidade de vida sempre tiveram vida curta ou espaço restrito, apesar dos esforços de Celso Furtado e Amartya Sen, entre outros.

É claro que a palavra desenvolvimento não está umbilicalmente ligada a crescimento em todos os campos do conhecimento. Na psicologia pode significar simplesmente mudança; na pedagogia significa aperfeiçoamento. No entanto, no campo da economia, a imbricação é evidente e não tem sido superada. Por isso, os defensores do decrescimento se batem contra o imperialismo do economicismo, demonstrando a irracionalidade do sistema econômico contemporâneo, e acompanham Castells quando define a economia como cultura (Outra economia é possível. Cultura e economia em tempos de crise, 2019).

Todas as teorias de desenvolvimento defendem, embora de maneira diferenciada, a ideia de um aumento contínuo da produção e da produtividade da base econômica. A lógica é simples: o crescimento do desejo de consumir bens gera um círculo vicioso de mais produção, mais consumo, mais produção. Sem a possibilidade de aumentar o consumo, a desigualdade torna-se insuportável para os humanos. Mas, se estes aumentam o seu consumo, tendem a apoiar fortemente o crescimento contínuo e a tolerar certo grau de desigualdade. E como a desigualdade é parte intrínseca da economia de mercado, assegurar a desigualdade supõe manter a economia em permanente crescimento, em particular da produção de mercadorias, bens e serviços, e só.

Herman Daly se pergunta, com razão: em que medida a contabilidade do crescimento é uma garantia de que exista crescimento? Afinal, o PIB tanto revela quanto esconde, pois se trata de uma medida irracional do crescimento econômico: acidentes de carro nas estradas, que matam mais de 60 mil pessoas por ano, fazem o PIB crescer; milhares de famílias, cultivando seus pomares e hortas, produzindo milhares de frutas e hortaliças para seu consumo, não constam no PIB. No entanto, a autoprodução, ou produção de subsistência, que não aparece no PIB, reduz o impacto ambiental e aumenta a felicidade das pessoas, enquanto os acidentes de veículos automotivos aumentam o sofrimento. No mesmo sentido dizia Castoriadis (Uma sociedade à deriva, 2006), “prefiro muito mais um amigo novo do que um carro”, mas apenas este movimenta o PIB.

Uma outra suposição sobre a qual se ergueu a fé cega no crescimento relaciona-se ao mito da tecnologia, que atualmente cresce exponencialmente, nas palavras de Ray Kurzweil (The singularity is Near, 2006). A tecnologia é vista apenas como uma solução de problemas, e não se percebe que ela causa outros problemas e, particularmente, novos riscos, na expressão de Ulrich Beck (La sociedad del riesgo, 2006) e Ivan Illich (Liberer l’avenir, 1971).

Muitas questões surgem nas relações entre inovação tecnológica e sustentabilidade, particularmente relacionadas com a substituibilidade dos fatores de produção. No curto prazo, os ganhos de produtividade só ocorrem com a elevação do fluxo de fatores, principalmente insumos e energia, já que a quantidade dos outros fatores é rígida. A suposição de que a tecnologia permite a elevação contínua (ilimitada) da produtividade dos recursos naturais, com a substituição ilimitada destes recursos, é um nonsense. Não há justificativa para imaginar que os recursos naturais podem ser indefinidamente substituídos por outros fatores de produção.

A alternativa apresentada do Desenvolvimento Sustentável, hoje nos termos da economia verde, não tem nem a mesma lógica nem o mesmo resultado que as propostas do Decrescimento. Esta tentativa de igualizar estas duas proposituras é um contrassenso. É verdade que a produção industrial tem sido acompanhada da ecoeficiência, reduzindo a energia e a matéria prima na produção dos bens materiais. Esquece-se, porém, que esta economia é reduzida a pó, com o aumento da produção para atender à demanda dos milhões de pessoas que ascendem, a cada ano, ao mercado de consumo no mundo inteiro, sobretudo na Ásia. Não se pode esquecer o “Paradoxo de Jevons”: “quanto  maior a redução do custo de um produto, maior o seu consumo”. Infelizmente, a eficiência tecnológica incita ao consumo, na lógica da economia de mercado.

Latouche costuma comparar a nossa sociedade, em seu momento atual, com o que denomina de “teorema das algas”. Em resumo, o teorema consiste no seguinte. Uma alga se deposita em um grande lago. Durante dezenas de anos se reproduz, aumentando seu tamanho em 100% a cada ano. Quando alcançar a metade do lago, será necessário apenas um ano para cobri-lo completamente, inviabilizando a vida de milhares de peixes. Dessa forma, segundo este autor, encontramo-nos, atualmente, no momento em que o lago se encontra tomado pela metade. Em outras palavras, estaríamos ingressando no período da sexta extinção das espécies da terra. Na quinta, sobreviveram apenas 5% das espécies.

O dilema é que os povos que se encontram fora do acesso aos bens produzidos pela sociedade moderna sentem-se no direito de alcançá-los – e quem poderia negar? -, o que gera uma carreira louca e desenfreada ao mercado. Emerge, portanto, com urgência, a necessidade de se buscar um novo modo de viver e de se relacionar com a natureza, que só é possível se for abandonada a louca corrida criada pela ideia do crescimento a todo custo.

A carreira insana pelo desenvolvimento econômico aumenta a poluição, a degradação ambiental, a destruição da biodiversidade e, agora, acelera as mudanças climáticas, com aquecimento global, maior número de eventos críticos e catástrofes, e efeitos negativos sobre a saúde das pessoas. Além de alimentar o surgimento de epidemias; estamos na sexta do século XXI (SARS, 2020; gripe aviária (2003); N1H1, 2009; MERS, 2012; Ebola, 2013), agora sob a forma de uma pandemia, cujo fim não conseguimos visualizar com clareza. E um vírus mais perigoso e, aparentemente, mais letal do que os anteriores. A Organização Mundial da Saúde calcula que, das epidemias anteriores, a mais letal (N1H1) matou cerca de 20 mil pessoas, a revista médica The Lancet, calcula que a mortandade pode ter atingido entre 150 e 500 mil.

De forma resumida, para os autores do Decrescimento, há três razões principais para lutar contra o crescimento econômico permanente.  A primeira é que a sociedade do crescimento contínuo não é sustentável: esgota os recursos renováveis para as próximas gerações; ameaça piorar a qualidade de vida da atual e comprometer a vida de parte da humanidade, senão toda. A segunda razão é que a sociedade do crescimento não é desejável: aumenta as desigualdades regionais e sociais, incrementa a insatisfação e amplia a possibilidade de pandemias, colocando em risco a própria espécie humana. A terceira é que a sociedade do crescimento não produz boa qualidade de vida para a esmagadora maioria de seus componentes. Para uma parcela dos humanos, mais rica, cria um consumo desnecessário e ostentatório, que produz externalidades negativas para o meio ambiente e para o próprio consumidor. Para outra parcela, de menor poder aquisitivo, a impossibilidade do consumo produz frustrações, além de fome. Na verdade, causa frustração para ambas as partes: para uns, manifesta-se na permanência da insatisfação, que o aumento do consumo não resolve; para outros, provê a impossibilidade do consumo, identificado com o sinal da felicidade e, portanto, os conduz a uma baixa autoestima (noção de fracassado).

A vereda para superar este impasse é a proposta por Tim Jacson: ter uma vida boa, para todos, sem crescimento, leia-se, sem degradar a natureza. E o desafio é como construir esta alternativa. Eis o dilema que a pandemia atual nos coloca, conforme abordei em outro texto: A pandemia põe o decrescimento na ordem do dia: raízes teóricas de um debate (Ateliê de Humanidades).

P.S Artigo originalmente publicado na Revista Será?

O Conselho Consultivo

Missão e Valores

Associados

Upcomming Events

02

Jan

Windpower Conference

Nunc sem sapien, convallis sit amet augue ac, pharetra auctor ex. Fusce nunc lacus, consequat id dui et, sodales faucibus massa.   More Details

06

Jan

Plant a Tree

Nunc sem sapien, convallis sit amet augue ac, pharetra auctor ex. Fusce nunc lacus, consequat id dui et, sodales faucibus massa.   More Details

23

Jan

Save a Life

Nunc sem sapien, convallis sit amet augue ac, pharetra auctor ex. Fusce nunc lacus, consequat id dui et, sodales faucibus massa.   More Details

View the Full Calendar

Our Partners & Sponsors

  • Lorem ipsum 
  • Consectetuer.
  • Aliquam tincidunt
  • Mauris eu risus
  • Vestibulum
  • Auctor dapibus
  • Neque
  • Nunc dignissim
  • Risus id metus
  • Cras ornare
  • Tristique elit
  • Vivamus vestibulum
  • Ntulla nec ante
  • Praesent placerat
  • Risus quis eros
  • Fusce pellentesque
  • Suscipit nibh.
  • Integer vitae
  • Vestibulum commodo
  • Felis quis
  • Ut aliquam
  • Sollicitudin leo
  • Cras iaculis
  • Ultricies nulla

Give Today

$5

$10

$50

$250

$500

Other

Get In Touch