O Instituto é constituído por três instâncias organizacionais:

  1. A Instância Estratégica, composta pela Presidência, o Conselho Consultivo e as Unidades de Assessoria e Serviços de Terceiros, estas últimas, com funções de auxiliar a presidência em seu processo decisório e no Planejamento Estratégico;
  2. A Instância de Apoio Operacional, composta pelas diretorias Financeira, Administrativa e de Projetos, cujas funções é o apoio a Instância de Elaboração e Execução de Projetos;
  3. A Instância de Elaboração e Execução de Projetos é composta pelas cinco unidades, voltadas para a execução das cinco linhas de ação do Instituto, a saber: Unidade de Crise Ambiental e Democracia, Unidade de Educação e Superação da Pobreza, Unidade de Desigualdade Social e Democracia, Unidade de Organização Social e Formação Política e Unidade de Sociedade, Informação e Democracia.

A Instância Estratégica é responsável por delinear as principais estratégias, suas linhas de ação e metas a serem alcançadas.

Estas três instâncias constituem a Diretoria Executiva, que é responsável pela gestão da instituição. Planeja, executa e controla as ações desenvolvidas a que o Instituto se propõe, como: captação de recursos, execução do orçamento anual e a realização de Estudos e Pesquisas e eventos afins, voltados ao fortalecimento da democracia. Seu Presidente, eleito pelos sócios fundadores, é o ordenador de despesas e responsável legal da Instituição, durante o período do seu mandato. Subordinadas a Diretoria Executiva estão: as Unidade de Execução das Linhas de Ação e as Unidades de Apoio, a saber:

As Unidade de Execução das Linhas de Ação, são as unidades fim da Diretoria Executiva, voltadas para o planejamento e execução de estudos e pesquisas da sua linha de ação específica. Cada unidade é gerida por um Mentor da Área, um especialista no tema e seu gestor, especialista na gestão de projetos, podendo uma mesma pessoa, tendo disponibilidade e competência, acumular estas duas funções.

Cada Unidade de Execução das Linhas de Ação, poderá constituir seu Comitê Curador, um conselho de notáveis sobre o tema central daquela Unidade, com o objetivo de desenvolver sólidas estratégias de estudos e pesquisas, chancelando e divulgando internacionalmente as ações e eventos diversos, alinhados com os desafios da sua unidade.

Atualmente, são cinco as Linhas de Ação do Instituto:

  • Crise Ambiental e Democracia 
  • Desigualdade Social e Democracia 
  • Educação e Superação da Pobreza 
  • Informação, Sociedade e Democracia 
  • Organização Social e Formação Política 

As Unidade de Execução das Linhas de Ação, são geridas por Projetos. Uma vez executados, divulgam-se seus resultados, seguindo as estratégias de marketing da unidade responsável, e dissolve-se a equipe contratada para os mesmos.

As Unidades de Apoio

  • Diretoria Administrativa
  • Diretoria Financeira
  • Diretoria de Projetos

Próximos eventos

05

Julho

IEPfD | POLÍTICAS PÚBLICAS QUE EMPOBRECEM O BRASIL – live com Marcos Mendes e Edmar Bacha

Live às 19:00 horas no dia 05 de julho de 2022. 

https://youtu.be/x69ZQGCSRWk

Link em nosso Canal do You Tube

Saiba mais...