Curadores – Elimar Nascimento e João Rego

Este é o principal fórum teórico sobre o tema da democracia. Nele debatemos as principais correntes teóricas da teoria da democracia, conceitos, história e evolução; discutimos os desafios que o século XXI nos impõe, como o crescimento das forças antidemocráticas, em diversas partes do mundo; o populismo; a crise ambiental e os impactos da sociedade global em uma sociedade da informação, com acelerada transformação tecnológica.

Aqui, a complexa diversidade humana, a sociedade em redes, a desinformação, a política identitária e outros movimentos, como questões de gênero, raça e religião são objeto de nossas reflexões, sempre no sentido de fortalecer a democracia para lidar, dentro do ambiente institucional de uma sociedade aberta, com estes desafios.

É nele que delimitamos o nosso escopo de ação, que molda a atuação dos outros fóruns que constituem a instância estratégica do Instituto.

O Instituto tem como estratégia de operação atingir, por meio dos seus três eixos estratégicos, os vários públicos-alvo que formam pontos nodais da complexa rede humana de desejos e interesses que forjam a sociedade.

OS EIXOS ESTRATÉGICOS DO IEPfD

Formação Política – por meio da transmissão do conhecimento, utilizando as modernas técnicas de comunicação e informação, pretendemos capacitar uma nova geração de líderes que encarnem os valores democráticos nas áreas em que atuam. O objetivo dos Cursos de Formação Política é transmitir conhecimento para ação, ou seja, contribuir na formação de uma nova geração de líderes, quer sejam comunitários, intelectuais, políticos ou empreendedores.

Políticas Públicas – o Instituto é compostos por ex-governadores, ex-ministros e empresários, enfim, gestores e pesquisadores qualificados para levar proposições de políticas públicas eficazes voltadas à modernização do Estado, a competitividade da economia e a superação das desigualdades sociais.

Projetos Estruturais – É sabido que o papel do terceiro setor é implementar ações complementares as ações do Estado, como menos burocracia e mais efetividade. O Objetivo deste eixo estratégico é criar e implementar projetos inovadores, que possam ser replicados, em um segundo momento, pelas várias instâncias do poder público, rompendo as ineficientes cadeias de programas onerosos e com poucos resultados, como é o caso da educação, por exemplo e das políticas assistencialistas.

Conheças os outros fóruns que constituem o Instituto:

Democracia e seus Desafios | Educação e Superação da Pobreza | Desigualdade Social e Democracia | Crise Ambiental e Democracia |Organização Social e Formação Política | Políticas Públicas e igualdade de oportunidades | Democracia na América Latina

 

 

 

O compromisso central da mobilização e formação de liderança é com a autonomia do sujeito; uma autonomia, que se diferencia, ao mesmo tempo, do individualismo descomprometido com o social e da alienação do sujeito sob as determinações das estruturas instituídas

- Aécio Gomes de Matos

Próximos eventos

05

Julho

IEPfD | POLÍTICAS PÚBLICAS QUE EMPOBRECEM O BRASIL – live com Marcos Mendes e Edmar Bacha

Live às 19:00 horas no dia 05 de julho de 2022. 

https://youtu.be/x69ZQGCSRWk

Link em nosso Canal do You Tube

Saiba mais...