Ameaças e Desafios à Democracia – Elimar Pinheiro do Nascimento

Elimar Pinheiro do Nascimento

[email protected]

A Fundação Astrogildo Pereira organizou em São Paulo no dia 24 de agosto – aniversário do suicídio de Vargas – um seminário de titulo: Os desafios da Democracia, com quatro mesas, reunindo o tema central e adjacências fundamentais. Assim, a primeira rezou sobre os desafios da democracia, a segunda sobre o desenvolvimento, a terceira sobre desigualdade e inclusão social e, finalmente, a última sobre sustentabilidade. Além de exposições interessantes e provocativas, o seminário destacou-se pelo clima de tolerância e diálogo, peça rara hoje no País. Aqui não faço uma síntese das exposições e debates, mas sintetizo minha visão sobre a temática.

Quando se compara o cenário internacional de hoje, do ponto de vista da democracia, com 10 anos atrás, não há como não se preocupar. A democracia parece ameaçada, e não apenas no Brasil. Esta ameaça na realidade é de duas ordens. A primeira é mais visível, porém menos importante, e pode ser denominada de ativa: o crescimento de forças conservadores autoritárias, xenófobas e mesmo pró-fascistas. A segunda é menos visível, passiva, no entanto mais preocupante: a incapacidade crescente dos regimes democráticos em responder às demandas da população. O que acarreta a perda da legitimidade e é bem mais grave do que o crescimento de forças adversas, que não teriam futuro caso os regimes democráticos conseguissem ser eficientes, entregando aquilo de que a população necessita: segurança e infraestrutura em alguns locais, proteção social e saúde em outros, emprego em praticamente todos. Aparentemente, a democracia sofre de um envelhecimento precoce.

O levantamento 2017 Democracy Index mostra um pequeno recuo do mundo democrático. 89 nações receberam notas piores do que em 2016, e apenas 27 conheceram melhora.  Em 2017, 76 países podiam ser considerados democracias plenas ou falhas, em 2010 eles eram 79.

O crescimento de forças de direita autoritárias e negadoras dos direitos humanos é notório. Desde 2017 os partidos de direita são maioria na Áustria, assumindo o poder. A Dinamarca desde 2015 é governada por uma coligação de centro-direita. A Finlândia, a Itália e a Hungria têm, igualmente, governos de direita. O Partido do Progresso, de direita, participa do governo da Noruega. PIS, um partido de direita, governa a Polônia. Na Suíça, a direita é dominante no parlamento desde 2015. Erdogan na Turquia assume uma posição populista cada vez mais intolerante com seus adversários. As eleições de 2017 na Alemanha, França e Holanda derrotaram a extrema direita, que, no entanto, cresceu, tornando-se a segunda força politica. Nos Estados Unidos e no Reino Unido a direita chegou ao poder. A América latina, nos últimos cinco anos, viu a direita chegar ao Poder na Colômbia, Peru, Equador, Chile, Paraguai, Argentina e Brasil. As exceções são o Uruguai e a Bolívia. A Venezuela deixou de ser um país democrático, com um governo autoritário e corrupto, envolvido no tráfico de drogas.

As razões do crescimento da direita são de ordem econômica, com os deslocamentos provocados pelas inovações tecnológicas e a globalização, e cultural, com o crescimento da migração e as ameaças à identidade dos grupos economicamente dominantes.

Cada país tem suas razões peculiares para assistir ao crescimento de forças que comprometem o desenvolvimento da democracia. Mas, no geral, há um crescimento da insatisfação com a democracia liberal, sobretudo com o crescimento da desigualdade e a perda de perspectiva de futuro por parte da população. A velocidade das mudanças provindas das inovações tecnológicas, aparentemente, com o crescimento das incertezas, aumenta a insegurança das pessoas que não conseguem mais visualizar o futuro. E sem uma perspectiva de futuro, o presente é sempre angustiante.

Nessa situação, simplificadamente exposta nas linhas anteriores, erguem-se dois desafios aos que acreditam na democracia, pois seu esgotamento demanda uma dupla recriação. O primeiro desafio é quanto à forma de representação, pois os mecanismos pelos quais a representação se materializa pedem uma renovação. A forma partido parece não conseguir mais desempenhar o seu papel de representar interesses de grupos sociais significativos no âmbito da sociedade. Em todo o mundo aumenta o leque partidário, fragmentam-se os mecanismos da representação. Partidos tornam-se legendas, perdem glamour e atratividade. O segundo desafio é o de recriar a forma de representar. O Parlamento, com suas pompas, sua burocracia, sua lentidão, não consegue criar procedimentos que alimentem a coesão social. Nem os poderes executivos, que, eleitos por minorias, governam com minorias ainda menores. Como diz Eric X. Li, os processos eleitorais tornam-se um circo dos horrores. Os eleitores, em muito lugares, em minoria, votam e pouco depois se arrependem, e os eleitos governam com apoios minoritários. Quatro ou cinco anos depois, tudo recomeça, os cidadãos são chamados novamente às urnas para votarem, e logo depois se arrependem. E com dois agravantes novos. O jogo eleitoral é cada vez mais manipulado por meios técnicos nas redes sociais. E seus resultados desvirtuados. Os governos, nas suas três instâncias – Executivo, Legislativo e Judiciário – são cada vez mais corruptos. Tudo isso contribui para a perda de legitimidade dos regimes democráticos.

Assim, a crença no fim da História com a vitória dos países democratas sobre os regimes socialistas, com a queda do muro de Berlim e o fim da URSS, mostrou-se uma quimera. Uma nova alternativa ergueu-se, com resultados surpreendentes. Enquanto o mundo ocidental, depois dos fantásticos anos 1990, ingressou em uma perda crescente do dinamismo econômico, a China continuou pujante, galgando o segundo lugar no ranking do PIB. Ao longo de mais de 40 anos de crescimento econômico contínuo, tornou-se “a fábrica do mundo”, com um parque industrial invejável, uma urbanização acelerada e a maior redução de pobreza. Tem, assim, o regime político de maior adesão junto a sua população, segundo institutos de pesquisa ocidentais. E uma população com a melhor expectativa de futuro. De maior poluidora do mundo, a China, aos poucos, arrisca tornar-se a maior referência de práticas sustentáveis. Seu sistema de planejamento permite-lhe alocar seus investimentos nos setores de maior futuro e maior competitividade mundial.

Há, ainda, um outro problema estrutural. A democracia liberal, restrita ao quadro nacional e prisioneira da necessidade de reprodução em tempo curto, não tem mecanismos para enfrentar problemas globais e de longo prazo, como as inovações tecnológicas e a crise ecológica. Esta tende a agravar-se, e muito, nos próximos anos, exigindo medidas mais drásticas e antipopulares, que os governos democraticamente eleitos não terão coragem de tomar.

Finalmente, as tentativas de enfrentar o problema com mudanças nas regras do jogo que regem a ascensão ao poder, como se faz no Brasil de forma frenética, não resolve o problema. Afinal, este não existe porque não temos a forma parlamentarista de governo ou porque não utilizamos o sistema distrital puro ou misto no processo eleitoral, ou ainda, porque não temos a candidatura avulsa. Outros países têm estas coisas e conhecem crises similares. O que mais fizemos, desde a democratização na década de 1980, foi experimentar normas eleitorais distintas. No próximo ano tentaremos mais uma vez, impedindo os partidos de se coligarem e tentando restringir o seu número no parlamento[1]. Porém não há chance de resolver o desgaste das instituições democráticas entre nós. O problema não é de forma, mas de conteúdo. A população cada vez mais acredita menos em instituições corruptas e soberbas como as nossas. A democracia liberal não sobrevive, com sua incapacidade de responder às demandas mais prementes da população, agravadas com o quadro de recessão mundial que parece desenhar-se no horizonte imediato. Foi em contexto semelhante que ela sucumbiu ao fascismo nos anos 1930. E o fez porque as forças democráticas não souberam unir-se, nem a reinventar.

[1] Isso, se os pequenos e médios partidos não conseguirem mudar a legislação atual e que deve vigorar no próximo pleito.

P.S Artigo originalmente publicado na Revista Será?

Latest News

Divi in the News

Press Releases

Latest News & Upcoming Events

A pergunta segue sem resposta: o que é isso companheiros?

Jean Marc von der Weid As eleições se deram no dia 30 de outubro, mas a negação dos resultados continua parte da nossa realidade política. Depois das quase mil manifestações nas rodovias federais nos dias seguintes, com perto de 100 bloqueios totais, o dobro de...

Risco político. E inovação para a paz.

Luiz Otávio Cavalcanti Por um lado, episódios de extremismo político. Por outro lado, instituições e estudos sendo feitos nos Estados Unidos, na Europa e outros países, para analisar o problema. Na escola de Negócios de Stanford, uma das prestigiadas universidades dos...

Euforia e Vigilância – Editorial da Revista Será?

A visita do presidente eleito ao Egito, como convidado especial para a conferência do clima das Nações Unidas, abre um enorme leque de oportunidades para o Brasil diante do mundo civilizado. Agora, encerrados os tempos tenebrosos de um chefe de Estado insensível ao...

É Tempo de Reconciliação

 João Rego #democracia #pacificação #governolula O Brasil, ontem, deu uma lição de democracia para o mundo. Uma aula de civilidade, por  parte da enorme maioria dos eleitores, e de competência, por parte do TSE, na vigilância e apuração dos resultados da eleição. O...

O Brasil está de volta

Sérgio C. Buarque A democracia venceu e saiu fortalecida das eleições. Mas o futuro do Brasil ainda é muito incerto. A grande incerteza sobre o futuro do governo Lula reside na economia. Como ele vai administrar as suas promessas eleitorais e as enormes demandas...

Upcomming Events

02

Jan

Windpower Conference

Nunc sem sapien, convallis sit amet augue ac, pharetra auctor ex. Fusce nunc lacus, consequat id dui et, sodales faucibus massa.   More Details

06

Jan

Plant a Tree

Nunc sem sapien, convallis sit amet augue ac, pharetra auctor ex. Fusce nunc lacus, consequat id dui et, sodales faucibus massa.   More Details

23

Jan

Save a Life

Nunc sem sapien, convallis sit amet augue ac, pharetra auctor ex. Fusce nunc lacus, consequat id dui et, sodales faucibus massa.   More Details

View the Full Calendar

Our Partners & Sponsors

  • Lorem ipsum 
  • Consectetuer.
  • Aliquam tincidunt
  • Mauris eu risus
  • Vestibulum
  • Auctor dapibus
  • Neque
  • Nunc dignissim
  • Risus id metus
  • Cras ornare
  • Tristique elit
  • Vivamus vestibulum
  • Ntulla nec ante
  • Praesent placerat
  • Risus quis eros
  • Fusce pellentesque
  • Suscipit nibh.
  • Integer vitae
  • Vestibulum commodo
  • Felis quis
  • Ut aliquam
  • Sollicitudin leo
  • Cras iaculis
  • Ultricies nulla

Give Today

$5

$10

$50

$250

$500

Other

Get In Touch

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Assine para receber as novidades.

You have Successfully Subscribed!