Elimar Pinheiro do Nascimento, cientista socioambiental, 2o vice-presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para fortalecer a Democracia (IEPfD) é doutor em Sociologia pela Université Paris V – René Descartes (1982), com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1992). Trabalhou e lecionou em diversos países e em todos os estados brasileiros. Em Moçambique foi professor da Universidade Eduardo Mondlane (1976-1979) e assessor da Ministra de Educação, Graça Machel (1978/1979). No Equador foi professor visitante na PUCE – Pontificia Universidad Católica del Ecuador (2003/2005). No Uruguay foi consultor de pesquisa e avaliação na Facultad de Psicología de la Universidad da Republica (2012-2013). Foi coordenador do GT 14 – Sociedade e Meio Ambiente da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS), entre 2011/2019, nos Congressos realizados em Recife, Santiago do Chile, Montevideo, San Jose e Lima.

No Brasil foi professor nas Universidades Federal da Paraíba/UFPB (1979-1985), Federal de Pernambuco/UFPE (2005-2007) e Universidade de Brasília/UnB (1987-2015). Nestas universidades ocupou cargos de coordenação de pós-graduação, diretor e membro do conselho universitário.

Foi chefe da assessoria do governador Cristovam Buarque/Distrito Federal (1995-1996), secretário de ciência e tecnologia (1996-1997) e secretário adjunto de comunicação (1997/1998). Foi assessor técnico da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação do Senado brasileiro (2015/2017).

Desenvolveu trabalhos de consultoria em pesquisa e planejamento junto a Organismos Internacionais (UNESCO, UNICEF, PNUD e PNUMA), Ministérios (Saúde, Meio Ambiente, Planejamento), governos estaduais (Amapá, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará e Pernambuco) e municipais, Sistema S (SENAI e SEBRAE), Universidades (Federal de Tocantins e UNISINOS), Agência Nacional das Águas (ANA) e empresas estatais (ELETRONORTE e PETROBRAS) e privadas, entre 1987-2019.

Atualmente é professor nos cursos de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB) e Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia na Universidade Federal do Amazonas, e um dos coordenadores do Programa Veredas do Futuro (You tube CDS UnB).

É autor e/ou coautor de 21 livros, 42 capítulos de livros e 113 artigos em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, entre os quais: Revista de estudos antiutilitaristas e pós-coloniais – REALIS; Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Latin American Perspectives (New York), Novos Cadernos NAEA, Desenvolvimento e Meio Ambiente, URBE. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Estudios y Perspectivas em Turismo (Argentina), Journal of Political Ecology (USA), Redes, Revista Direito GV, Revista de Direito Ambiental, Communications (Paris), Revista Iberoamericana de Economía Ecológica (Costa Rica), Estudos Avançados (USP), Revista Brasileira de Ecoturismo, Sociedade e Cultura, Sociedade e Estado, CRH, Revista de Políticas Publicas, Íconos (Quito), Educação em Revista (UFMG).

Seu último livro data de janeiro de 2020 – Um mundo de riscos e incertezas. Brasília: Fundação Astrogildo Barata. E os próximos (organizador) serão lançados em setembro (Morin: Homem de muitos séculos. Um olhar latino americano. São Paulo: SESC) e outubro (Temas intangibles sobre el medio ambiente en América Latina. Lima: ALAS).