João Rego – Presidente

[email protected]

João Rego, é engenheiro, mestre em ciência política e tem formação em psicanálise. Atuou como gestor público em diversos órgãos das diversas instâncias municipal, estadual e federal; fez sua formação em psicanálise em instituições lacanianas do Recife, quando exerceu a prática clínica durante alguns anos; sócio fundador da Factta Consultoria (2011), onde atuou nas áreas de estratégia e inovação e exerceu, durante 10 anos, a função de diretor executivo; membro fundador da Revista Será? (2012), uma revista online sobre política, literatura, economia e questões contemporâneas, sendo atualmente membro do Conselho Editorial; é membro fundador do Movimento Ética e Democracia (2015) e sócio fundador e atual presidente do IEPfD | Instituto de Estudos e Pesquisas para o fortalecimento da Democracia (2021).

 

 

Aécio Gomes de Matos – 1º Vice-presidente

[email protected]

Engenheiro, doutorado em psicologia, pós-doutorado em sociologia, consultor em engenharia industrial e depois em processos sociais, organizacionais e comunitários. Professor e pesquisador em psicologia e sociologia na UFPE desde 1991. Militou no movimento estudantil e contra a ditadura militar até a redemocratização, tendo apoiado até os dias de hoje organizações da sociedade civil nas suas lutas por moradia, saúde, educação, meio ambiente e reforma agrária. É membro do Movimento Ética e Democracia

 

 

 

 

Elimar Pinheiro do Nascimento – 2º Vice-presidente

[email protected]

Cientista socioambiental, 2o vice-presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para fortalecer a Democracia (IEPfD) é doutor em Sociologia pela Université Paris V – René Descartes (1982), com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1992). Trabalhou e lecionou em diversos países e em todos os estados brasileiros. Em Moçambique foi professor da Universidade Eduardo Mondlane (1976-1979) e assessor da Ministra de Educação, Graça Machel (1978/1979). No Equador foi professor visitante na PUCE – Pontificia Universidad Católica del Ecuador (2003/2005). No Uruguay foi consultor de pesquisa e avaliação na Facultad de Psicología de la Universidad da Republica (2012-2013). Foi coordenador do GT 14 – Sociedade e Meio Ambiente da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS), entre 2011/2019, nos Congressos realizados em Recife, Santiago do Chile, Montevideo, San Jose e Lima. Biografia Completa >>>

 

Tarcisio Patricio de Araujo – Diretor Administrativo

[email protected]

Economista, Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 1986. PhD em Economia pelo University College London (1994) e professor da UFPE, 1979-2021 (aposentado). Também lecionou na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ocupou cargos de gestão na UFPE (1997-98), no Governo Jarbas Vasconcelos (1999-2000), e na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) – Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Populacionais, 2003-2005.

É pesquisador e consultor, com publicações (livros e artigos) nas áreas de políticas públicas, educação, mercado de trabalho e agroecologia – entre outras. Publicações no Brasil e no Exterior. Trabalhos de pesquisa (UFPE), e consultoria para governos federal e estaduais, ONGs, Banco Mundial, SUDENE, FIDA, BID. Membro do Movimento Ética e Democracia. Colunista do Jornal do Commercio (Recife-PE, Brasil), página Opiniões (crônicas de economia, política e questões sociais).

 

Elba Rego – Diretora Financeira

Engenheira Eletricista (1978) com especialização em Gestão Financeira (CEDEPE); Formação de Consultores (Valença & Associados) e Formação de Dirigentes (Fundação Dom Cabral) vem atuando na prospecção e gestão de negócios nos mercados locais e nacionais na área de TIC. É a atual diretora da Factta.

 

 

 

 

 

Próximos eventos

05

Julho

IEPfD | POLÍTICAS PÚBLICAS QUE EMPOBRECEM O BRASIL – live com Marcos Mendes e Edmar Bacha

Live às 19:00 horas no dia 05 de julho de 2022. 

https://youtu.be/x69ZQGCSRWk

Link em nosso Canal do You Tube

Saiba mais...