Fóruns – uma introdução

Nossos fóruns representam a instância estratégica do Instituto. Nele, por meio de debates e reuniões, formulamos nossas estratégias a serem implementadas por meio das Linhas de Ação, nossa instância Operacional.

Nossas linhas de ação são trilhas a serem seguidas, fundadas em décadas de experiência e aprendizado de vários dos nossos membros, quer seja na gestão pública e privada, quer seja na pesquisa social e na militância política. Entendemos que, embora os conflitos e desafios do dia a dia devam fazer parte da nossa agenda, são nos estudos, seminários e debates com perspectivas de médio e longo prazos que o Instituto materializará suas ações.

  1. Democarcia e seus Desafios – Curadores: Elimar Nascimento e João Rego
  2. Educação e Superação da Pobreza – Curador: Cristovam Buarque
  3. Desigualdade Social e Democracia – Curador: Jorge Jatobá
  4. Crise Ambiental e Democracia – Curador: Elimar Nascimento
  5. Organização Social e Formação Política – Curador: Aécio Gomes de Matos
  6. Políticas Públicas e Igualdade de Oportunidades – Curador: Sérgio C. Buarque
  7. Democracia na América Latina – Curadores: Elimar Nascimento e João Rego

Essas Linhas de Ação, por meio de suas pesquisas e seminários, têm o propósito de fortalecer a democracia influenciando indivíduos e instituições com o enraizamento dos valores democráticos na sociedade.

Entendemos que democracia não é uma evolução natural da humanidade, é sim um esforço civilizatório fruto de constantes aprendizados, principalmente no século XX, com duas guerras mundiais e permanentes conflitos com regimes autoritários. O tão preocupante “declínio das democracias”, com o surgimento das democracias iliberais, como na Hungria e Turquia, bem como os sistemas autoritários da China e Rússia, que hoje tendem a disputar espaço geopolítico e ideias com as democracias ocidentais (Américas e Europa), representam as principais ameaças aos valores democráticos universais do século XXI.

O Instituto entende que crise de democracia só se resolve com mais democracia. As estratégias para seu fortalecimento se darão construindo passagens das democracias institucionais para as democracias inclusivas, fazendo espraiar seus efeitos transformadores e benefícios para todos e não apenas os retendo nas mãos de uma minoria política e econômica, cada vez mais distante e descolada do conjunto da população.