Constituído por ex-gestores públicos, economistas, cientistas sociais, políticos e empresários, tem como função subsidiar a implementação das estratégias, a cargo da diretoria, formuladas no Planejamento Estratégico Anual.

Reúne-se a cada três meses para analisar e sugerir ajustes e correções nas atividades realizadas pelo Instituto.

Todas as atividades planejadas pela Diretora Executivo estão alinhadas com as Linhas de Ação do IEPfD, as quais delimitam as áreas de atuação, bem como definem suas estratégia de curto, médio e longo prazos.

Aécio Gomes de Matos

Engenheiro, doutorado em psicologia, pós-doutorado em sociologia, consultor em engenharia industrial (anos 70) e depois em processos sociais, organizacionais e comunitários. Professor e pesquisador em psicologia e sociologia na UFPE desde 1991. Publicou vários artigos e livros nessas áreas. Militou no movimento estudantil e contra a ditadura militar até a redemocratização, tendo apoiado até os dias de hoje organizações da sociedade civil nas suas lutas por moradia, saúde, educação, meio ambiente e reforma agrária. É membro do Movimento Ética e Democracia

 

 

 

 

 

 

Elimar Pinheiro do Nascimento

Cientista socioambiental, 2o vice-presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para fortalecer a Democracia (IEPfD) é doutor em Sociologia pela Université Paris V – René Descartes (1982), com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1992). Trabalhou e lecionou em diversos países e em todos os estados brasileiros. Em Moçambique foi professor da Universidade Eduardo Mondlane (1976-1979) e assessor da Ministra de Educação, Graça Machel (1978/1979). No Equador foi professor visitante na PUCE – Pontificia Universidad Católica del Ecuador (2003/2005). No Uruguay foi consultor de pesquisa e avaliação na Facultad de Psicología de la Universidad da Republica (2012-2013). Foi coordenador do GT 14 – Sociedade e Meio Ambiente da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS), entre 2011/2019, nos Congressos realizados em Recife, Santiago do Chile, Montevideo, San Jose e Lima.
Biografia Completa >>

 

 

 

João Rego

É engenheiro, mestre em ciência política e tem formação em psicanálise. Atuou como engenheiro em vários cargos públicos estaduais e municipais em Pernambuco; em seu mestrado em ciência política estudou partidos políticos durante a transição para a democracia no Brasil; fez formação em psicanálise (movimento lacaniano) e exerceu a prática clínica da psicanálise por vários anos. Desde 2000, vem atuando, como empreendedor, na área de negócios em ambiente da economia digital, no marketing e no Campo da Administração Estratégica. Atua como consultor empresarial com o foco na pesquisa e na práxis da administração estratégica, da inovação e da gestão do conhecimento. É membro do Movimento Ética e Democracia É Diretor da Factta Consultoria, Estratégia e Competitividade. É Editor da Revista Será? Opinião, crítica, artigos, ensaios e resenhas. É Diretor da HOSTING SEASON Estratégia e Gestão de Imóveis para Aluguel por Temporada

 

 

 

Jorge Jatobá

Economista pela UFPE, Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt (EUA) e Pós-Doutor em Economia do Trabalho e Relações Industriais na Universidade de Wisconsin-Madison. Foi pesquisador visitante do Economic Growth Center, da Universidade de Yale (EUA) e professor visitante do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brown (EUA).

Coordenou o escritório regional da Fundação Getúlio Vargas no Nordeste. Na esfera pública, foi Secretário de Políticas de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho, Chefe da Assessoria Especial do Ministério do Trabalho e Secretário da Fazenda de Pernambuco. Realizou consultorias para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Mundial (BIRD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), empresas e governos no Brasil e exterior. É Professor Titular aposentado do departamento de Economia da UFPE.  É sócio-diretor da Ceplan- Consultoria Econômica e Planejamento com sede em Recife desde 2005.

 

 

José Arlindo Soares

Sociólogo, professor voluntário do Programa de Pós – Graduação em sociologia da UFPB, consultor em Políticas Públicas Locais, diretor do Centro Josué de Castro, ex-Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Social de Pernambuco (1999/2005) É membro do Movimento Ética e Democracia.

 

 

 

 

 

 

 

Luiz Sérgio Henriques

Luiz Sérgio Henriques

Luiz Sérgio Henriques

Luiz Sérgio Henriques, tradutor e ensaísta, foi um dos responsáveis pela mais recente edição das “Obras” de A. Gramsci (Civilização Brasileira), em 10 volumes. Preparou, em particular, as Cartas do cárcere. Em colaboração com Giuseppe Vacca, coordenou o livro Gramsci no seu tempo (Fundação Astrojildo Pereira, 2019, em segunda edição). Dirige, nesta Fundação, a coleção Brasil & Itália, com duas dezenas de livros publicados. Sua atividade de tradutor tem como eixo difundir a cultura democrática e socialista italiana. Há 10 anos é colaborador regular de O Estado de S. Paulo, uma colaboração de que resultou o volume Reformismo de esquerda e democracia política (Verbena & FAP, 2018). Dirige a página Esquerda Democrática (https://www.facebook.com/esqdemocratica/)

 

 

 

Raul Henry

Economista com mestrado em Gestão Pública e deputado federal pela terceira vez. Foi vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura e Esportes da Cidade do Recife. Exerceu um mandato de deputado estadual. No Governo de Pernambuco, ocupou os cargos de secretário de Educação e Cultura, secretário de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Econômico. De 2014 a 2018, foi vice-governador do Estado. Atuou, ainda, como membro do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Conselho Nacional de Educação. Atualmente, na Câmara dos Deputados, é membro titular da Comissão de Educação.

 

 

 

 

 

Sérgio C. Buarque

Economista com mestrado em sociologia, professor da FCAP/UPE, consultor em planejamento estratégico com base em cenários e desenvolvimento regional e local, sócio da Multivisão-Planejamento Estratégico e Prospecção de Cenários e da Factta-Consultoria, Estratégia e Competitividade. É sócio fundador da Factta Consultoria. Fundador e membro do Conselho Editorial da Revista Será? É membro do Movimento Ética e Democracia.

Mauris aliquet est elementum, eleifend justo at, pretium quam. Maecenas quis leo quis sem efficitur ullamcorper ac non urna. Nunc lobortis interdum pretium. Aenean gravida velit ex, sed lobortis metus malesuada a. Vivamus arcu magna, commodo a tempor sed, congue sed dui. Etiam vel eleifend tortor, vel faucibus magna. Curabitur dictum diam ac rhoncus pulvinar.Mauris aliquet est elementum, eleifend justo at, pretium quam. Maecenas quis leo quis sem efficitur ullamcorper ac non urna. Nunc lobortis interdum pretium.

 

 

Tarcísio Patricio de Araújo

Economista, Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 1986. PhD em Economia pelo University College London (1994) e professor da UFPE, 1979-2021 (aposentado). Também lecionou na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ocupou cargos de gestão na UFPE (1997-98), no Governo Jarbas Vasconcelos (1999-2000), e na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) – Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Populacionais, 2003-2005.

É pesquisador e consultor, com publicações (livros e artigos) nas áreas de políticas públicas, educação, mercado de trabalho e agroecologia – entre outras. Publicações no Brasil e no Exterior. Trabalhos de pesquisa (UFPE), e consultoria para governos federal e estaduais, ONGs, Banco Mundial, SUDENE, FIDA, BID. Membro do Movimento Ética e Democracia. Colunista do Jornal do Commercio (Recife-PE, Brasil), página Opiniões (crônicas de economia, política e questões sociais).

 

 

Tibério Canuto

Jornalista, iniciou sua carreira no Jornal da Bahia, chefe de redação da sucursal do jornal Movimento e presidente do Jornal Em Tempo. Coordenador de comunicação da campanha presidencial de Roberto Freire, assessor parlamentar do ex-deputado e  ex-ministro da Educação Paulo Renato de Souza,  assessor para Relações Institucionais da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Estado de São Paulo, fundador e coordenador do Roda Democrática, movimento suprapartidário em defesa dos valores republicanos e da democracia.

Próximos eventos

05

Julho

IEPfD | POLÍTICAS PÚBLICAS QUE EMPOBRECEM O BRASIL – live com Marcos Mendes e Edmar Bacha

Live às 19:00 horas no dia 05 de julho de 2022. 

https://youtu.be/x69ZQGCSRWk

Link em nosso Canal do You Tube

Saiba mais...