João Rego

[email protected]

A democracia funciona quando é capaz de absorver os conflitos em uma sociedade. Ou seja, democracia é o espaço que a civilização construiu, após grandes sacrifícios, para que os homens pudessem administrar seus naturais conflitos e interesses divergentes, sem entrar em estado de guerra.

A polarização ideológica vem num crescendo, desde os anos 60, onde percebe-se fenômenos como a estagnação econômica, a descrença na ciência e nas instituições, por parte dos conservadores, e a difusão da desinformação pelos extremistas políticos, como forma de manipulação das massas.

Vivemos, hoje, a era da pós-verdade, onde os poderosos meios tecnológicos de informação possibilitam a formação de nichos de compreensão da realidade baseados mais  em crenças do que nos fatos.

Se eu peço uma pizza pela Internet, ela chega e eu a como, isso é real, por que duvidar de falsas notícias que chegam na minha timeline?…é neste ponto onde os manipuladores entram na minha consciência moldando minha visão de mundo.

Enquanto eu devoro a pizza, sou devorado pelos algoritmos.

Há, no meu clique, ou na imagem que me fascina, quer seja pelo ódio, medo ou outra emoção qualquer, como o desejo de consumo e prazer, muito mais conhecimento e estratégias de persuasão do que a minha visão de mundo pode imaginar.

No campo da política, as análises dos algoritmos e big data são trabalhadas para conquistar poder. Os setores dos extremos ideológicos têm aversão à diversidade, à empatia e à tolerância como forma de convivência humana. São, em essência, antidemocráticos.

É este um dos principais desafios da sociedade da informação. Eis aí o principal desafio para o futuro da Democracia.

João Rego é coordenador da linha de ação Sociedade, Informação e Democracia do

Instituto de Estudos e Pesquisas para o fortalecimento da Democracia – IEPfD
www.iepfd.org

 

Democracia é o supremo esforço civilizatório contra as pulsões da barbárie, que indeléveis habitam em cada ser humano.

- João Rego

Presidente

Próximos eventos

05

Julho

IEPfD | POLÍTICAS PÚBLICAS QUE EMPOBRECEM O BRASIL – live com Marcos Mendes e Edmar Bacha

Live às 19:00 horas no dia 05 de julho de 2022. 

https://youtu.be/x69ZQGCSRWk

Link em nosso Canal do You Tube

Saiba mais...