Quem odeia os jornalistas? – Editorial da Revista Será?

Na batalha de informação (e desinformação) do confronto político-eleitoral, quando o fanatismo domina, o jornalista costuma ser o grande inimigo dos políticos, principalmente dos intolerantes e autoritários candidatos e seus míseros militantes. Se, “na guerra, a primeira vítima é a verdade”1, o jornalista e os meios profissionais de informação são a última reserva contra a mentira e a desinformação. Precisamente porque são eles que têm a missão de apurar os fatos e as informações, confrontar e comprovar depoimentos e afirmações, questionar as narrativas e, depois de processar e organizar, divulgar através dos diferentes meios de comunicação. Numa época de pós-verdade, quando as redes sociais dão a palavra a uma “legião de imbecis”, na expressão de Umberto Eco, com o poder para difundir suas versões e propagar seus preconceitos, os jornalistas e a imprensa profissional são a grande proteção contra a falsidade e as manipulações dos fatos. Por isso, Bolsonaro e sua legião de seguidores odeiam os jornalistas e não se cansam de atacar e ameaçar os órgãos de imprensa e os profissionais que, na sua prática cotidiana, vêm demonstrando as mentiras e falácias do bolsonarismo.

É longa a história de agressões e ameaças à imprensa e intimidações aos jornalistas pelo próprio presidente da República e por seus seguidores. Da provocação direta e presencial, como a agressão de Bolsonaro à jornalista Vera Magalhães durante o debate eleitoral da TV Bandeirantes, à intimidação durante reportagens e às mensagens ameaçadoras pelas redes sociais. Como parece que, além detestar a verdade, eles são misóginos, a aversão dos bolsonaristas se concentra justamente sobre as jornalistas. Segundo Abraji-Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, até o dia 9 último, foram registrados, através das redes sociais, 66 ataques e 22 eventos de violência contra as mulheres jornalistas no Brasil. A imprensa livre e o respeito à atividade profissional dos jornalistas são pilares centrais da democracia, de modo que a defesa da democracia passa pela rejeição às agressões e atitudes que cerceiam a liberdade da imprensa e o livre exercício da profissão de jornalista. Tudo que o bolsonarismo não suporta e não admite, precisamente porque é a informação legítima que pode fazer desmoronar o edifício de mentiras e intolerâncias.

1 A frase é atribuída a Ésquilo, a Philip Snowden e a Samuel Johnson.

 

Revista Será?
Um Projeto Editorial Integrado e Independente ao IEPfD
www.revistasera.info

 

Democracia Hoje - Artigos

Uma economia de mercado que funciona em meio a iniciativas que reduzam estruturalmente as diferenças socioeconômicas, fortalece a democracia e suas instituições e ajuda a afastar do poder lideranças despóticas que queiram utilizá-las como instrumento de ascensão política para exercer o poder de forma antidemocrática

- Jorge Jatobá

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Assine para receber as novidades.

You have Successfully Subscribed!